Hyundai Ioniq Ev 

Energia Sustentável


O consumo de energia homologado é de 13,8 kWh, um valor que não sendo excecional permite que uma bateria de “apenas” 38,3 kWh autorize uma autonomia, segundo o protocolo WLTP, de 311 km, cerca de 30 km mais que num Leaf com bateria de 40 kWh. Para os mais picuinhas com estas coisas dos elétricos, fique a saber que a densidade de energia é de 112,4 Wh/kg, a potência de saída é de 113 kW, sendo esta uma bateria de iões de lítio. A capacidade do carregador instalado é de 7,2 kW, pelo que numa tomada normal 80% da carga chega após 6h05m, numa tomada de carga rápida (50 kW), os mesmos 80% são alcançados em 57 minutos, são necessário 54 minutos num carregador de 100 kW. Não é famoso, especialmente, na carga rápida. Mas a autonomia é muito razoável para um carro como o Ioniq.

O motor é outra das novidades do renovado Ioniq, surgindo mais potente com 136 CV, isto em linguagem corrente, porque o motor elétrico do Ioniq tem 100 kW. Contas feitas, são mais 16 CV que anteriormente, o que permite chegar dos 0-100 km/h em 9,7 segundos. Só uma palavra: este não é um Tesla! Ou seja, não tem modos malucos nem faz tempos de aceleração exuberantes. Este é um carro para andar, preferencialmente, na cidade e nas ligações pendulares casa-trabalho-casa, sem exageros nem abusos. E aí, o motor do Ioniq funciona de forma perfeita, tendo ainda alguma patanisca para nos colar as costas ao banco.

Interior


Se no exterior as mudanças foram modestas, no interior a Hyundai mexeu mais profundamente com um novo painel de instrumentos, melhores materiais, iluminação e controlos. Nestes aspetos, o Ioniq está muito melhor. O destaque está no centro do tabliê onde, de modo flutuante, “salta” um ecrã de 10,25 polegadas. Funciona com Android Auto, Apple Car Play, tem a dose certa de botões virtuais e reais e frente ao condutor está um ecrã de generosas dimensões que serve de painel de instrumentos totalmente digital. O ambiente azulado destaca-se á noite de forma muito agradável. O sistema de conectividade Bluelink é oferecido de série, tem um modem 4G integrado para dar as informações de tráfego e permitir aceder, remotamente, ao estado da bateria e outras informações. Há uma função de controlo de voz baseada na nuvem, o Bluetooth tem multi função, permitindo ligar dois telefones ao mesmo tempo, evitando assim discussões sobre a música a escutar.