Kia XCeed

Energia Sustentável


O novo Kia XCeed terá três motorizações disponíveis no nosso mercado, duas delas a gasolina e uma a gasóleo.
A motorização a gasolina mais acessível é a já conhecida 1,0 T-GDI, o três cilindros turbocomprimido de 120 cv e 172 Nm; seguida da 1,4 T-GDI, quatro cilindros e também turbocomprimida, com 140 cv e 242 Nm. Do lado do Diesel, o novo XCeed recorrerá ao novo motor Smartstream, o 1,6 CRDI, com 136 cv.
O 1,0 T-GDI está disponível apenas com uma caixa manual de seis velocidades, ao contrário dos 1,4 T-GDI e 1,6 CRDI, que estão disponíveis opcionalmente com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

A Kia procurou jogar pelo seguro e, no segmento da moda, no dos SUV compactos, ‘atira’ o XCeed para a luta com fortes e válidos argumentos, sobressaindo não apenas pela estética, que é, definitivamente, um trunfo, mas também pela condução envolvente, precisão dos comandos, habitabilidade e dinamismo geral, sendo esta versão de 1.0 litro perfeitamente adequada para uma pequena família. A entrega da potência feita de forma ‘redonda’ (enérgico em baixas e em altas rotações) torna este motor T-GDI num bom companheiro de viagem. Arriscamos a dizer que a receita da Kia voltou a ser bem medida neste XCeed.

Interior


O interior mantém o estilo, esquema de cores e materiais. Tanto em qualidade como no conforto, é difícil encontrar razões para não gostar da sobriedade deste SUV.  Da mesma forma que surpreendeu antes, o cockpit 100% digital de 12,3” continua bem à frente de muitos concorrentes, e possivelmente foi o que mudou mais face ao outro modelo a combustão. Não em aspeto, mas em funcionalidade.