BMW X1 xDrive25e

Energia Sustentável


A versão xDrive25e é sinónimo de um motor 1.5 litros turbo a gasolina acompanhado por um propulsor elétrico que, em conjunto, debitam um total de 220 cv e 385 Nm de binário. A potência chega às quatro rodas motorizes através da transmissão automática de seis velocidades, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 193 km/h. Durante o nosso ensaio, esta motorização demonstrou uma resposta enérgica ao acelerador, principalmente enquanto o motor elétrico tem “sumo” da bateria de 10 kW.




Devido à plataforma, o motor de combustão interna está colocado transversalmente e fornece potência e binário exclusivamente ás rodas da frente, através de uma caixa automática de seis velocidades com conversor de binário. Como referimos, o motor elétrico está no eixo traseiro e pode oferecer tração integral consoante o modo de condução. A BMW reclama uma aceleração 0-100 km/h em 7,0 segundos e uma velocidade máxima de 192 km/h (135 km/h em modo elétrico). Os consumos homologados são de 1,8 l/100 km com 40 gr/km de CO2 e consumo elétrico de 15 kWh/100 km, tudo valores homologados pelo protocolo WLTP. A bateria de iões de lítio tem 9,7 kWh. A bateria pode ser carregada numa tomada doméstica ou num carregador rápido, estando esta “escondida” debaixo do banco traseiro. Desta forma, a BMW manteve os 450 litros de capacidade da bagageira. Que com o rebatimento do banco chega aos 1470 litros.


Interior


 O interior, o BMW X1 começa a sentir um pouco o peso da idade, apesar de ter sofrido um restyling no fim de 2019. Relativamente ao design do tablier, este é semelhante à anterior geração do Série 1. Assim, destaca-se pelo painel de instrumentos que conjuga argumentos digitais e analógicos e um ecrã central onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment, também ele anterior ao utilizado na atual geração, por exemplo, do Série 1. Seja como for, tem uma qualidade de montagem e de materiais utilizados praticamente irrepreensível.